Replay #01 – Starway to Heaven

Música Publicado em 20/01/2016 por Jaapis
Sem Comentários

maxresdefault

Hora de pegar os fones, aumentar o volume e conferir com a gente um clássico do rock: Starway to Heaven.

Stairway to Heaven é uma obra prima considerada a melhor música de rock de todos os tempos. Foi lançada pela primeira vez no dia 08 de novembro de 1971 e composta pelo guitarrista Jimmy Paige e pelo vocalista Robert Plant.

Esta música possui uma das introduções mais memoráveis do mundo da música. Com uma sonoridade tão bonita, de certa forma delicada e a construção inteira da música a transforma no clássico que ela é.

Seria plágio?

Um grande problema é que essa mesma introdução tão bela e tocante foi acusada de plágio pela banda Spirit pela faixa Taurus. Um processo judicial foi aberto para processar a banda Led Zeppelin para que a banda fosse creditada ao falecido guitarrista do Spirit, Randy California pela autoria da música.

Para que o processo seja vencido, além de apontar as semelhanças entre as músicas, também é preciso provar que Led Zeppelin teve acesso ao material original. Como vocês podem ouvir e comparar entre as duas músicas, a introdução é mesmo bem semelhante e Taurus foi lançada em 1968. Starway to Heaven foi lançada 1971 e, neste meio tempo, o Led Zeppelin chegou a abrir um show para o Spirit. O processo ainda está em aberto.

Se é plágio, referência, inspiração ou homenagem não cabe a mim discutir, mas a introdução pode até ter sido copiada, mas a música toda, com certeza é uma obra e tanto.

Composição e significado

Fato é que esse clássico possui uma composição incrível e todos os instrumentos ficam em harmonia de uma forma que parece até natural. O solo então é magnífico. Toda a construção crescente da música: no início uma música tranquila, lenta que aumenta seu ritmo, não só em tempo, em energia, em paixão e todos os instrumentos, o vocal, a letra, todos eles acompanham este crescimento.

O mais bonito da arte é que ela possui infinitas interpretações. A minha é que Starway to Heaven conta a história de uma mulher que teve sua vida baseada em bens materiais e quando ela está caminhando para o paraíso, de acordo com a visão católica, e começa a se questionar se todos os sinais que ela está vendo.

“Yes, there are two paths you can go by

but in the long run

There’s still time to change the road you’re on”

Não pelo apelo religioso, mas a música pra mim traz uma reflexão sobre que somos e quem queremos ser. De forma polarizada podemos encontrar sempre dois conceitos e colocá-los de formas opostas, como o bem e o mal, o bom e o ruim, o egoísta e o altruísta.

“And if you listen very hard

the tune will come to you at last

when all are one and one is all”

E qual caminho você está seguindo? Você tem feito algo que te leva para o caminho que não desejaria estar seguindo? Isso pode se valer também para os seus sonhos, para sua felicidade.

Neste primeiro mês de 2016 muitas pessoas estão trabalhando em suas resoluções de ano novo. Talvez, no fim, todos nós apenas precisemos ficar atentos a qual caminho desejamos seguir.

– – – – – – –

Replay é um quadro sobre música em que a Glízia e eu, o Japa, iremos alternadamente, uma vez por mês, sugerir alguma música e falar um pouco sobre ela! Em janeiro foi a minha vez e vocês verão a Glízia aqui em fevereiro, então aguardem!

Para comentários, sugestões e críticas, fiquem à vontade em nossos comentários! Muito obrigado pela sua atenção e até a próxima!

 

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Stairway_to_Heaven

http://www.openculture.com/2015/01/jimmy-page-tells-the-story-of-stairway-to-heaven.html

http://www.cifraclubnews.com.br/noticias/86060-led-perde-primeira-batalha-em-acao-de-plagio-em-stairway-to-heaven.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Taurus_(instrumental)

 

 

 

Postagens relacionadas:

Show do Linkin Park será transmitido na TV e na web
Anunciadas as 3 primeiras atrações do Rock In Rio 2013
Cincos caras. Nenhum instrumento.
Broken - Seether ft. Amy Lee - Phoenix Down
Lindsey Stirling detona com violino, guitarra, dança e faroeste

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Facebook