O Vale dos Mortos (#1), Rodrigo de Oliveira

Literatura Publicado em 27/10/2015 por Glizia
Sem Comentários

 

Criando várias teorias de onde correr se o apocalipse zumbi acontecer aqui na cidade.

Uma foto publicada por Glizia (@naishall) em

Livro no Skoob  ●ω● ★ ★ ★ ★ ✩

Em 2017 um planeta estranho se aproxima da Terra, e mesmo que especialistas falassem que nada de ruim poderia acontecer, bem, eles estavam enganados. Essa aproximação atinge algumas pessoas que, depois de serem afetados por o clima incrivelmente quente que o planeta diferente proporciona, e também pelo contato com os materiais de que esse planta é formado, ficam malucas e são apelidadas de zumbis, pois começam a agir da mesma forma que esses monstros do cinema.

Acompanhamos a história de uma família que busca sobreviver a esse surto. Ivan e Estela são os pais protetores e Ana com Matheus são os pupilos da família, que começam a viver em uma situação de risco muito cedo em suas vidas.

Tudo começa como um dia normal para a família, que tinha planos de almoçar fora e seguir com a sua rotina. Porém, ao chegarem ao shopping para almoçar algo bizarro acontece: várias pessoas desmaiam, e quando acordam seu único desejo é atacar quem estivesse por perto, visando o pescoço da vítima para abocanhar.

Particularmente a história vai ficando ainda mais interessante por Oliveira inserir mais detalhes sobre o que seria sua teoria de como tudo aquilo aconteceu, como demonstrando esse ocorrido em outros lugares do mundo, com vários líderes de países que andaram em foco na nossa mídia. A riqueza de detalhes dão um ar ainda mais interessante à essa obra.

O grupo que se forma por ali começa a ter que lidar com questões de sobrevivência que quase nunca pensamos enquanto estamos bem, procurando como base um shopping da cidade, racionando comida, balas e armas, e protegendo o lugar contra os zumbis.

A única coisa que não me agradou é que os personagens são muito “americanos”. Todos sabem como manusear uma arma perfeitamente, existe aquela disputa do principal que é um líder nato, sem defeitos, e outras coisas parecidas com o que vemos em seriados americanos acontecendo com personagens brasileiros.

Os personagens são muito cativantes e envolventes, é difícil não tomar um partido em suas brigas, mas eles ainda são construídos em cima de um estereótipo de personagens de sobrevivência em situações extremas. O principal, Ivan, é forte, acredita na inocência dos outros, sua mulher é escultural, se dedica inteiramente a ser a esposa perfeita e tem um ciúmes muito desnecessário para o andamento da história.

A ambientação aqui na cidade foi incrível. Fiquei com medo da americanização, mas por conta do que conheço, que é todo o caminho que fizeram, eu me senti naquela história, reconhecendo aqueles lugares que ficariam acabados. Eu vi o Shopping Colinas, o Thermas, o condomínio e entendia perfeitamente como eles teriam que se locomover para esses lugares. Acho incrível como ele conseguiu passar isso tão bem para as páginas do livro. Bem, não sei se para quem não conhece a região foi um sentimento assim, mas pelo menos para quem conhece será.

Por fim, O Vale dos Mortos é uma mão cheia para quem ama histórias de zumbis. É bem escrito e altamente recomendado por mim, uma pessoa que não gosta muito desse tema, veja só. Mas mesmo sendo um livro enorme, você lê incrivelmente rápido, pela escrita de Rodrigo de Oliveira ser tão adequada para esse estilo de história.

O Vale dos Mortos é o primeiro livro da série As Crônicas dos Mortos,  do autor Rodrigo de Oliveira. A serie está sendo publicada pela editora Faro Editorial e já possui três volumes publicados até o momento. O Vale dos Mortos foi publicado em setembro de 2014.

Postagens relacionadas:

Flow, my tears.
The Lizzie Bennet Diaries
A Batalha do Labirinto - Rick Riordan
Por trás do Choconatos #2
Jogos Vorazes , Suzanne Collins

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Facebook