Miss Bernard Said – Bernard-jō Iwaku

Games Publicado em 06/02/2017 por Glizia
Comments

Miss Bernard Said, ou Bernard-jō Iwaku, conta a história de Sawako Machida, que prefere ser chamada de Senhorita Bernard e gosta de ficar na biblioteca depois da escola. Sawako, infelizmente, não gosta de ler e não possui um conhecimentos vasto sobre livros. Então ela passa o tempo olhando para as prateleiras fingindo ler mais do que ela realmente lê. As outras crianças do Clube da Biblioteca conseguem perceber esse disfarce, mas gostam da companhia dela. As outras personagens, leitores ávidos, são Shiori Kanbayashi, que ama Ficção Científica, Sumika Hasegawa, que se auto-intitula uma ” Sherlockian” e Endou-kun, o único garoto do grupo que lê basicamente qualquer coisa.

O anime é curto, com doze episódios de três minutos e meio cada, e tem como gênero comédia. Sendo assim, esse anime pode não ser muito interessante para quem não gosta muito de ler, mas para quem tem o hábito, ou participa do booktube, o anime é mais do que necessário e recomendado.

A brincadeira gira em torno dos hábitos de leitores que são verdadeiros “Bookworms”, ou Devoradores de Livros. Hábitos esses que vão desde reclamar de sinopse de contra capa, até a forma de leitura que cada um tem, os gostos literários e a sua descoberta nesse mundo.

A parte mais divertida para mim foi justamente ter contato com a literatura japonesa. A discussão que esses adolescentes têm são sobre livros universais ou ocidentais, e, em contra partida, livros japoneses iguais ou melhores. Então, se você gosta da cultura japonesa, é um ótimo anime para te apresentar a mais obras desse país.

Talvez a parte negativa do anime é justamente ter um público e personagens tão focados em ler livros. Acaba que o anime fica muito em um nicho que não vejo como o público que normalmente vê anime. ( Não me leve a mal, eu amo anime, amo ler, mas temos que combinar que quando colocamos no papel, somos 3%) Então há enormes chances do espectador não entender o porquê dos personagens agirem da forma como agem.

Mas no fundo, acho que todos somos a Miss Bernard. Sempre procuramos entender de tudo aquilo que gostamos, sem ler ou assistir a fundo. Podemos fazer uma ligação com política, mas vamos focar no mundo Geek.

É muito fácil ser a pessoa que ama Batman, sem ler pelo menos algumas HQ, ver filmes, jogos, seriados, desenhos. É apenas disseminar aquilo que você sabe sobre o personagem porque ouviu alguém falar. É o que Booktubers sempre falam em vídeos sobre “TBR” ou “Book Haul, que comprou tal livro porque fulano falou tal coisa.

Essa é a minha recomendação para você. Se você conhece, já assistiu, comenta o que achou ;)

 

 

 

Postagens relacionadas:

Pilot 1x01 - Parte 2 - E ainda tem mais!
The TV Theme Medley! [Post Bônus! xD]
Tag Literária- Opostos
O que podemos falar sobre o painel da Netflix na CCXP!
3 Podcasts para ouvir em 2017

Facebook